INFORMAÇÕES IMPORTANTES!


É um Método Linguístico Estruturado para o diagnóstico e tratamento das dificuldades de aprendizagens na leitura, escrita, soletração, na organização dos pensamentos ou em transcrevê-los, na apreensão das ideias principais de um texto escrito e na tarefa de lembrar instruções ou informações sequenciais.
É uma metodologia de orientação diagnóstica e um programa abrangente de assistência pedagógica à pessoas com Dificuldades Específicas da Linguagem.
É fonológico, estrutural e propicia bastante reforço para cada elemento da linguagem escrita, de modo a assegurar respostas automáticas.
As atividades utilizam todos os sentidos envolvidos na leitura e na escrita: o visual, a motricidade fina, a percepção auditiva e a consciência fonêmica, incluindo a consciência de sensações tácteis durante a pronúncia de sons.


As Listas de Palavras
As listas estruturais de palavras promovem:
> a habilidade de decodificar, porque mudam apenas uma letra da palavra por vez, induzindo a pessoa, portanto, a seguir cuidadosamente a sequência das letras;
> um sentido de ritmo que desenvolve a habilidade de associar o som da silaba e a sequência dos símbolos (associação fonema-grafema) que apresentam as letras;
> o reconhecimento da palavra devido ás similaridades de cada palavra;
> o reforço da memória visual de cada novo elemento.


Escrever Cada Lista de Palavras
Escrever cada palavra após a leitura da lista (adaptada para a idade e capacidade):
>reforça o aprendizado da palavra.
>envolve a Memória Sinestésica, ajudando a desenvolver a escritura automática de cada palavra.
>ajuda na compreensão da sequência das letras na palavra, porque as letras devem ser escritas uma a uma dentro de uma sequência. Isso dá à pessoa tempo para perceber todas as sensações na boca e nas cordas vocais que se tem durante a escrita da sequência de letras
>visto que cada lista de palavras apresenta somente um novo elemento a
ser reforçado, a escrita repetida desse elemento induz a lembrança
automática de cada novo elemento.
>escrever as listas de palavras em colunas enfatiza o novo
padrão/elemento porque fica mais evidente que palavras escritas em
linha.


O Exercício de Mudar a Letra
> reforça a consciência fonológica da sequência de som que segue a
sequência de símbolos.


Leitura das Sentenças
> Permite a prática da leitura das palavras
> Ajuda na compreensão das palavras, porque elas são usadas em
contexto.
> Proporciona uma revisão das palavras já aprendidas.
> Melhora a memória visual das palavras novas e das previamente
aprendidas.


Escrever as sentenças
>Pratica usar a memória auditiva de curto prazo quando o aluno repete a
sentença.
> Permite maior prática do novo elemento.
> Melhora o vocabulário: o uso de novas palavras nas sentenças ajuda a
lembrar o significado da palavra.
> Permite a prática das habilidades da escrita e proporciona oportunidade
de ensinar, se necessário, o motivo e a lógica dos sinais diacríticos e da
pontuação, como apóstrofe, vírgula, contrações, ponto de interrogação e
as palavras homófonas.
> Ensina o aluno a verificar cuidadosamente cada palavra e pontuação na
sentença e a ler a sentença após escrevê-la, a fim de fazer as
necessárias correções antes de dizer que o trabalho está completo.
Resumindo aprender a revisar seu trabalho, uma prática valiosa para
todos, mas essencial para pessoas disléxicas e disgráficas.


Leitura de histórias
> Proporciona a prática de todos os elementos anteriores.
> Proporciona a prática da leitura normal – horizontal, da esquerda para a
direita.
> Proporciona uma razão para ler.
> Melhora o vocabulário. Ler as palavras em contexto ajuda a internalizar
o significativo básico, assim como a compreensão do significado das
palavras em diferentes contextos.
> Induz a uma sensação de satisfação com a leitura, pois o aluno pode ler
sem dificuldade e pode entender tudo o que está lendo, porque cada
história contém elementos nas palavras que já estão automatizados ou,
pelo menos, ele pode decodificar.
> Desenvolve o conceito de “Imagem Mental” para melhorar a
compreensão de material escrito.
Resumo oral e escrito
> Melhora a habilidade em desenvolver um resumo oral de material
escrito.
> Proporciona a prática de desenvolver resumos escritos de material
escrito.
> Desenvolve a habilidade em extrair os pontos importantes de uma
grande quantidade de informações, essencial para tomar notas em sala
de aula ou para tarefas de casa.
Métodos de ensino
São indutivos e didáticos. Ao invés de regras, o sujeito recebe muitos
exemplos de cada novo elemento a ser aprendido, de modo que a associação
do som e do símbolo se torna automática – como o é para leitores regulares.


Fonte:
KVILEKVAL, Pamela. Panlexia Plus – Metodologia Ampliada e Atualizada
para a Reeducação das Dificuldades Especiais de Linguagem. Curitiba,
2010.


> Material organizado pela psicopedagoga Josiméri Gomes Reg nº 315-
03/96, profissional da SINAPSE Clínica Integrada.

Método Panlexia Plus (de Pâmela Kvilekval)